data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
A Defesa Civil emitiu nesta segunda um alerta para a passagem de um ciclone extratropical em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com previsão de chuva e fortes ventos. Entretanto, de acordo com o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Daniel Caetano Santos, a região de Santa Maria não deve sofrer influências diretas do fenômeno.
É falsa mensagem que fala em neve e até -12ºC na região de Santa Maria nos próximos dias
O meteorologista explica que o ciclone extratropical é um fenômeno comum. Ele deve se formar nesta terça-feira no oceano Atlântico na altura do litoral norte gaúcho. É por conta de toda essa distância que os efeitos não chegam de forma tão intensa na região.
Diferente do ciclone bomba que passou pelo Estado na semana passada e causou diversos estragos, o ciclone extratropical é menos intenso, já que a velocidade de formação dele é mais lenta - cerca de um dia - que o bomba. O alerta para ventos fortes, de até 100 km/h, é para a região onde se forma o ciclone - no norte.
Entretanto, ainda é preciso ficar atento ao volume de chuva. De acordo com Santos, os prognósticos apontam altos volumes de chuva para a região, mas que não são em formato de tempestade, ou seja, de forma contínua mas sem intensidade. Isso deve influenciar nos volumes dos rios e barragens.
EM CASO DE NECESSIDADE DE AJUDA
- Defesa Civil: 199
- Bombeiros: 193
Prefeitura emitiu 22 notificações por descumprimento de prevenção ao coronavírus
TEMPERATURAS CAEM
Os termômetros devem registrar mínimas mais baixas após a chuva em todo o Rio Grande do Sul por conta de uma massa de ar polar. Na quarta, a mínima prevista é de 7ºC e pode chegar a 3ºC na sexta-feira, inclusive com previsão de geada.
Segunda-feira
- Mínima - 12ºC
- Máxima - 15ºC
Terça-feira
- Mínima - 11ºC
- Máxima - 13ºC
Quarta-feira
- Mínima - 7ºC
- Máxima - 14ºC
Quinta-feira
- Mínima - 5ºC
- Máxima - 13ºC
Sexta-feira
- Mínima - 3ºC
- Máxima - 15ºC